Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Flor da Trilha (Foto Teresa Duarte)
A Jardineira Flor da Trilha completou cinco anos de passeios no litoral e brejo paraibano. Desde o primeiro passeio, realizado no dia 5 de agosto de 2015, na programação elaborada pelo município de Bananeiras para a abertura da Rota Cultural Caminho do Frio, o charmoso veículo 4x4 vem levando alegria aos turistas em passeios pelos municípios de Areia, Serraria e Pilões. A jardineira também faz passeios no litoral para o Litoral Sul, Litoral Norte, City Tour, Por do Sol na Praia do Jacaré e para praia de Lucena, fazendo a travessia na Balsa de Cabedelo. 

Destino Paraíba
Entre os dias 10 a 13 próximos, vai ser realizado o internacional Meeting Brasil Latin América On-line 2020. O evento vai reunir expositores de 10 estados brasileiros com as participações de agentes de viagens, executivos de operadoras de Turismo e prestadores de serviços de 12 países da América Latina. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai participar no dia 12 (próxima quarta-feira) com uma palestra da coordenadora de Marketing, Debora Luna. Durante mais de uma hora, a técnica da PBTur vai capacitar profissionais de Turismo latino-americanos sobre os principais atrativos turísticos do Destino Paraíba, além de promover troca de experiências positivas com os expositores do evento, além de apresentar novos roteiros turísticos e destacar as potencialidades do turismo paraibano.

Abrajet (Foto em destaque)
Em comemoração ao aniversário de 435 anos da cidade de João Pessoa a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seccional Paraíba (Abrajet PB), escolheu, através de votação online, os mais importantes bens materiais e imateriais da Paraíba. Os bens imateriais mais votados pelos jornalistas associados a Abrajet PB foram: Festa do Bode Rei, Renda Renascença, Maior São João do Mundo, Procissão de Nossa Senhora da Penha, Cachaças, Nau Catarineta de Cabedelo, Encontro da Consciência Cristã de Campina Grande, São João de Bananeiras, Fest Aruanda e Festa do Rosário de Pombal. Enquanto que os bens materiais mais votados foram as  Itacoatiaras do Ingá, Vale dos Dinossauros, Fortaleza de Santa Catarina, Ponta do Seixas, Centro Cultural São Francisco, Lajedo Pai Mateus, Mirante do Atalaia, Areia Vermelha, Teatro Minerva e Turmalina Paraíba.

João Pessoa
Após quase cinco meses, a praça de alimentação dos shoppings de João Pessoa voltaram a funcionar, praticando os protocolos determinados pela prefeitura e autoridades sanitárias. A reabertura foi autorizada pelo prefeito da capital paraibana e os locais devem funcionar de acordo com as novas regras de flexibilização, ou seja,  limitação a 50% da capacidade local, distanciamento de 1,5 metro, disponibilização de álcool gel e a continuidade do uso obrigatório das máscaras. O horário estabelecido é o mesmo de funcionamento dos shoppings.

Baia da Traição (Foto Teresa Duarte)
Se você quer desfrutar do turismo de vivencia e experiência na vida, costumes e gastronomia dos índios brasileiros uma boa opção é uma visita a Aldeia São Francisco. Essa é a primeira aldeia indígena do município de Baia da Traição, que fica localizado no litoral norte da Paraíba, vizinho às cidades de Marcação e Rio Tinto, distante aproximadamente 90 km de João Pessoa. É uma região bastante visitada, principalmente pela presença de índios Potiguara.