Iniciou na manhã desta quinta-feira (9) o Connection Experience. No período da manhã a apresentação de conteúdos com palestrantes internacionais e cases nacionais iniciou com as boas vindas de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do evento que acontece no Garfo e Bombacha até esta sexta (10). “Escolhemos este espaço muito especial para oportunizar uma imersão na cultura gaúcha que tem neste mês de setembro a Semana Farroupilha, evento que faz parte de nossa cultura e tem especial significado para nós gaúchos”, disse Marta.
O secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches destacou a essência da cidade anfitriã do Connection. “Desde 2017 reinventamos esse destino, deixamos de ser coadjuvantes para ser protagonistas. Turismo é cuidar bem das pessoas, e hoje somos privilegiados por essa retomada, vamos nos permitir a viver como se fosse a primeira vez”.
Dando início a imersão dos conteúdos, Ana Baez, painelista da Costa Rica, abordou no painel Natureza, Diversidade e Turismo o diferencial do seu país em relação à natureza e a sustentabilidade. Ela destacou que o país teve quatro importantes mudanças ao longo de anos passando pelas segmentações: natureza, ecoturismo, turismo sustentável e experiência autêntica. “É preciso um trabalho conjunto para diminuir os impactos na natureza”, frisou a palestrante. Na conexão com o Brasil, o CEO do Grupo Cataratas, que mantém o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, Pablo Mórbis, frisou sobre o potencial turístico de cada unidade que o grupo administra. “A concessão precisa funcionar de forma harmônica, não existe turismo de natureza sem impactar as pessoas para uma consciência de conservação, esse é o nosso propósito enquanto concessionária de turismo de natureza”, frisa o Mórbis. O Grupo Cataratas também administra as concessões do Paineiras Corcovado, AquaRio, BioParque do Rio, EcoNoronha.
Na sequência foi a vez da Itália apresentar o painel “Turismo Gastronômico: originalidade e premiunização”, com a painelista Maria Elena Rossi. “Aqui se usufrui muito do turismo gastronômico com o made in Itália, aquilo que as pessoas conhecem da gente. Uma das estratégias é criar valor e fazer um marketing turístico entendendo as necessidades dos turistas”, destacou a painelista. O Chef Daniel Paiva, na conexão com o Brasil, explanou sobre sua experiência no setor de gastronomia apontando fortemente na experiência local. “A gente tem costume de valorizar o que é de fora, o queijo da suíça, por exemplo, sendo que pertinho da gente existe uma peça com um grande diferencial, tão boa quanto, como queijo colonial. É preciso valorizar a gastronomia local”, avalia Paiva.
O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini no painel “Experiência Gaúcha: A cultura como impulsionadora do turismo no Rio Grande do Sul”, enfatizou que os artistas locais se tornem, cada vez mais, impulsionadores do destino turístico do Rio Grande do Sul. “Estamos vivendo um momento de reencontro com a nossa natureza. O Estado tem a incumbência de profissionalizar o seu povo, a tendência mundial é o turismo doméstico”, ressalta.
Para finalizar a manhã de conteúdo, o presidente e fundador do grupo tour house e também um dos criadores do movimento supera turismo, Carlos Prado destacou sobre o projeto que nasceu na pandemia e vem lutando pelo fortalecimento do turismo brasileiro.
Marta e Eduardo ainda fizeram uma breve apresentação sobre o Meeting Festuris, apresentando, em primeira mão, alguns palestrantes do evento de 2021. “Nós temos um protagonismo em nosso DNA e viemos acompanhando as mudanças do turismo no mundo, por isso entraremos na Era da Transformação”, adianta Marta. Entre os palestrantes confirmados estão Aldo Leone – da Agaxtur, José Galló – diretor do conselho administrativo Lojas Renner, Álvaro Garneiro, embaixador do turismo, John Rodgerson – CEO Azul Linhas Aéreas e Jovane Guissone – medalha de prata nas Paralimpíadas de Tóquio 2020.
No período da tarde, os participantes participaram da jornada de experiências pelos atrativos Pé da Cascata, Alpen Park, Jolimont.
Nesta sexta-feira (10), a apresentação dos conteúdos inicia com os painelistas Leandro Choi (Argentina) e Renato Fernandes (Ibraoliva), no painel Turismo Rural: experiências autênticas e o mercado 4.0. Ainda farão explanação os palestrantes Mônica Batista de Souza, coordenadora de Acesso a Mercados Privados – SAF/MAPA, no painel Agroturismo e Roteiros Rurais, Dalma Diaz (Chile) e Eduardo Bassetti (Vinhos de Altitude), no painel Turismo do vinho e a experiência Enogastronômica. Para fechar o evento, Valdir Cardoso, presidente do Grupo Florybal, contará sua história de empreendedor.
A 5ª edição do Connection teve como patrocinador Master do Governo do Rio Grande do Sul, como apresentador a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, patrocinadores Sicredi e Garfo e Bombacha, transportadora terrestre oficial Brocker Turismo e apoiadores Skyglass, Vitivinícola Jolimont, Alpen Park, Parque Terra Mágica Florybal, Acic, Sindtur Serra Gaúcha e Consolato Generale d’ Italia Porto Alegre.
Assessoria de Imprensa