O trade paraibano (hoteleiros, operadores de turismo, agentes de viagens, donos de restaurantes, receptivos e bugueiros) conheceu na noite desta quinta-feira (27), em detalhes, o projeto “Nordeste Arretado”. Com o objetivo de divulgar e massificar o Turismo dos quatro estados (Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), a nova plataforma vai mostrar aos turistas brasileiros e do exterior os mais variados destinos turísticos. O detalhe é que todos os estados estão interligados, conectados, por rodovias e aeroportos numa extensão de mais de 500 km.
A apresentação do projeto coube a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, que disse que o Governo da Paraíba está comprometido em investir no Turismo e que esse projeto é um sonho antigo de todos os profissionais do setor. “Milito no Turismo há quase trinta anos e unificar a divulgação dos principais roteiros do Nordeste sempre foi um sonho, uma idéia que sempre discutíamos entre nós. O primeiro ponta-pé nesse projeto ocorreu no final de 2020 e de lá pra cá, ele foi formatado e agora torna-se uma realidade”, declarou.
Para colocar o “Nordeste Arretado” em prática houve contatos iniciais com o Ministério do Turismo (MTur), que aprovou a idéia e investiu no projeto. Cada um dos quatro estados aportou cerca de R$ 400 mil e o MTur com o volume maior, de aproximadamente R$ 1,8 milhão. “Esse é o momento de utilizar todas as nossas ferramentas para conhecer nossas regiões e efetivamente ajudar na retomada econômica do turismo. Por conta da segurança com a pandemia, essas viagens mais curtas, que podem ser feitas de carro é uma boa indicação para o momento”, ressaltou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Profissionalismo
Uma das sócias da empresa BBG Brasil, Luciana Fernandes, responsável pela formatação do projeto, revelou que o “Nordeste Arretado” é uma nova maneira de apresentar os principais roteiros turísticos dos quatro estados. “As praias, as belezas naturais sempre estiveram aqui. Com o Nordeste Arretado estaremos mostrando ao turista que ele pode vir para Pernambuco, por exemplo, ficar dois dias e nos outros quatro ou cinco dias visitar a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Isso é comum, corriqueiro, na Europa. Queremos fazer com que o pessoal descubra uma nova maneira de visitar o Nordeste, entrando por um estado e saindo por outro. É uma nova forma de abordar a comercialização dos estados”, explicou.
Estiveram presentes na apresentação da última quinta-feira, representantes da ABIH-PB, ABAV-PB, Abrasel-PB, sindicatos dos Guias de Turismo e dos bugueiros, além secretários de Turismo do Conde e de João Pessoa.
Promoção de roadshows
De acordo com Victor Bauab, também da BBG Brasil, “a ideia é promover a identidade nordestina ao máximo, mostrando a capacidade do turismo desses quatro estados em atender a uma gama de atrações capazes de atingir a todos os públicos. Há Sol, praia, cultura, esporte, enfim, tudo se encontra a 600km de distância, desde o sul de Alagoas ao norte do Rio Grande do Norte. Então, o projeto incrementa a permanência média do turista e gera um aumento na Receita para todas as regiões”.
Em cada um dos 10 eventos confirmado são esperados, em média, 120 profissionais. Os roadshows são preparados para garantir todas as medidas de segurança e proteção dos participantes. Nos eventos será possível realizar capacitação de agentes, realizar networking e trocar experiência. A estimativa da organização é impactar diretamente mais de 5 mil profissionais de turismo, sendo 2 mil presencialmente.
Durante os roadshows haverá a promoção conjunta dos destinos, com ações itinerantes de capacitação, promoção e apoio à comercialização para profissionais do setor. O objetivo da ação é incentivar viagens interestaduais e de forma unificada, o que aumenta a competitividade dos destinos nacionais, gera emprego e renda para os estados participantes. Para saber mais sobre os roadshows, bem como informações de como participar, basta acessar o site www.roadshownordestearretado.com.br. O Nordeste arretado conta com a iniciativa da BBG BRASIL, holding que atua na gestão de empresas de turismo e diversos outros segmentos, representando-as no mercado nacional e internacional.
Confira a programação:
31/01 – Etapa Goiânia
01/02 – Etapa Brasília
02/02 – Etapa Belo Horizonte
03/02 – Etapa Rio de Janeiro
07/02 – Etapa Porto Alegre
08/02 – Etapa Curitiba
09/02– Etapa Campinas
10/02 – Etapa Ribeirão Preto
14/02 – Etapa Cuiabá
15/02 – Etapa Campo Grande
Fonte/foto: Secom Paraíba