Ideias inovadoras do Turismo da Paraíba passam a compor portfólio internacional da Brafip

WhatsApp-Image-2022-12-04-at-07.50.47-1100x580-1.jpeg

Laís Ramos e Ana Célia Macêdo / divulgação

O Turismo da Paraíba desponta como referência em tecnologia e se destaca na Chamada de Ideias da Brafip. As plataformas, “Guia de Turismo em Rede” e “Turistart”,  foram selecionadas e apresentadas nesta sexta (1º) de dezembro no Incoday, junto a outras 13 ideias de projetos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração, do Brasil e exterior, identificadas durante a Chamada. O evento aconteceu no auditório do Sebrae em Fortaleza e contou com a participação dos coordenadores dos projetos, com a diretoria da Brafip e com representantes da entidade no Panamá, nos EUA e na Espanha, além da comunidade acadêmica e do público presente.

O Brafip Incoday é um evento anual, de caráter internacional, organizado pela Plataforma Tecnológica Brasileira (Brafip), em diferentes cidades do Brasil, o evento tem o objetivo de identificar projetos de Inovação colaborativa (conceito open innovation), oriundos de todos os setores da economia e intensivos em TIC, que possam ser implementados por meio de consórcios colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), formados por empresas e ICTs, nacionais e/ou internacionais.

O Incoday ainda promove a aproximação de empresas e instituições nacionais e/ou internacionais visando à criação de consórcios de PD&I para execução de projetos colaborativos e apresenta os pitches das ideias selecionadas nas Chamadas de Ideias Brafip anuais.

O projeto Guia de Turismo em Rede surgiu da iniciativa da jornalista Ana Célia Macêdo em propor algo que auxiliasse o trabalho dos guias de turismo. Contando com a consultoria especializada em projetos de turismo de Laís Catarine Ramos, a ideia passou por modelagem de negócio e seu potencial de inovação a impulsionou a se tornar uma startup. O projeto foi submetido a edital de inovação e selecionado com destaque na chamada regional da Fapesq, em parceria com a iniciativa Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e na chamada internacional da Brafip, passando a compor o portfólio de ideias inovadoras da entidade.

Ana Célia Macêdo

De acordo com Ana Célia Macêdo, a seleção na Chamada de Ideias foi o sinalizador para a realização do projeto que irá a ofertar aos guias de turismo um novo contexto em Interação, Integração e Presença Digital. “Receber um “sinal verde”, de uma entidade como a Brafip que é reconhecida internacionalmente, e apresentar meu projeto no Incoday, é uma chancela para o meu trabalho que está apenas no início, mas que já é vencedor”, declarou a jornalista.

Sobre a Startup, Ana Célia disse que, “a ideia é dar oportunidade ao guia, para que ele possa estar mais conectado e assim entender o seu potencial de chegada até o turista, ou seja, até o seu cliente final”. Explicou. “Hoje o turista só interage com o guia na hora do guiamento, a negociação fica por conta das empresas de receptivos. Com a plataforma o guia alcançará essa independência”, concluiu.

Laís Ramos

Para a consultora em projetos de inovação em turismo, Laís Catarine Ramos, que também é a líder de projetos da Turistart, outra ideia selecionada para compor o portfólio da Brafip, a aprovação dos projetos; Guias de Turismo em Rede e Turistart demonstra a relevância do setor de turismo e seu potencial de inovação quando se aposta em boas ideias que modeladas corretamente podem alcançar grande resultados. “Ganha o turismo e ainda mais o turismo da Paraíba, pois temos muito mais potencial para gerar boas ideais”, assegurou Laís Ramos.

Ainda segundo a consultora, que é especialista em projetos de turismo, o projeto Guias de Turismo em Rede, segue seu caminho de maturação para em breve ser ofertado no mercado como uma iniciativa voltada para inclusão, inserção digital e melhoria da oferta de serviços para Guias de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial