Centro de Atendimento ao Turista tem alta de 30% no movimento, em João Pessoa

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Divulgação

O movimento de turistas no período de alta estação em João Pessoa (PB) não foi percebido apenas nos principais pontos turísticos. Nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), administrados pela Secretaria de Turismo, houve um aumento de 30% na presença de turistas recebendo informações em dezembro e no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022. 

O secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, já tinha essa percepção de crescimento do número de visitantes na capital paraibana, respaldado aos dados das principais operadoras de viagens do país, como a CVC e a Azul Viagens. Na Azul, por exemplo, João Pessoa foi o destino que mais cresceu em vendas no ano passado, com alta que superou os 60%, com Minas Gerais liderando como maior emissor de turistas no período.

Com os dados nas mãos, o secretário acelerou a abertura de mais um CAT, inaugurado no começo de abril no coração do Centro Histórico, no complexo da Igreja de São Francisco, roteiro obrigatório para quem gosta de conhecer um pouco mais da história das cidades que visita. O CAT foi instalado na residência do ex-arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires que, pelo seu trabalho, ficou conhecido como “Dom Pelé”.

Segundo Shirley Oliveira, coordenadora dos CATs, essa projeção de turistas se confirmou e a média de pessoas nos Centros que foi de duas mil por mês, registrada no ano de 2022, saltou para cerca de 2.600. “Esse aumento na média inclui o mês de dezembro entre os meses em que a demanda de turistas é grande na cidade”.

Pesquisa – Nos CATs, as equipes repassam informações sobre diversas atividades de opção de lazer na cidade como passeios, bares, restaurantes, hotéis, pousadas entre outras. A Setur também aplica uma pesquisa para traçar o perfil do turista que visita a cidade de João Pessoa. 

“De acordo com nossa pesquisa, o local mais visitado é o Centro Histórico e as praias. Os pedidos mais comuns são sobre a localização de pontos turísticos e locais para alimentação”, ressaltou Shirley Oliveira.

Os visitantes e a população em geral contam com quatro pontos fixos e em uma unidade móvel de atendimento da Secretaria de Turismo, além de uma linha telefônica (83) 98160-8403 e links nas redes sociais – @visite.joaopessoa – e no site da Prefeitura http://joaopessoa.pb.gov.br .

Os quatro pontos fixos estão situados na Orla de Tambaú; no Centro Histórico (na Igreja de São Francisco); Bosque dos Sonhos (ao lado do Farol do Cabo Branco, ponto extremo oriental das Américas) e no Mercado de Artesanato Paraibano (MAP).

A Setur conta, ainda, com o atendimento volante que funciona em um veículo (van) que circula diariamente nas áreas de maior potencial turístico da Capital, a exemplo do Busto de Tamandaré, Centro Histórico e o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, popularmente conhecido como Bica.

Polos extras – Segundo a coordenadora dos CATs, Shirley Oliveira, durante o período de alta estação e férias escolares a Setur trabalhou, também, com pontos de atendimentos extras. Eles foram instalados no Polo da Lagoa do Parque Solon de Lucena, Centro da cidade, e no Polo do Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco.

CATs – Horários de funcionamento:

Centro Cultural São Francisco – terça a sábado das 9h às 16h e aos domingos, das 9h às 15h;

Bosque dos Sonhos – 9h às 17h – todos os dias;

Tambaú – 9h às 21h – segunda a sexta e 9h às 19h e sábado/domingo e feriado;

Mercado de Artesanato Paraibano (MAP) – das 9h às 18h domingo a domingo;

Unidade volante – circula no Centro Histórico e Busto de Tamandaré manhã e à tarde e no Parque Arruda Câmara nos finais de semana.

Assessoria

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