Bode reinou na festa de Cabaceiras

Foto-Teresa-Duarte.jpeg

Foto: Teresa Duarte

A Roliúde Nordestina fica no município de Cabaceiras, região do Cariri paraibano. A terra onde o bode é o rei, é cenário de mais de 50 produções, entre documentários e longas nacionais, dentre elas o Auto da Compadecida e Onde Nascem os Fortes. Um grande letreiro com o nome “Roliúde Nordestina”, fica instalado logo na estrada que dá acesso ao município, ideia do falecido jornalista Wills Leal, por conta do projeto turístico-cinematográfico implantado por ele no município.

Mas é o Bode Rei, apresentando a majestade da caprinovinocultura como responsável pela cadeia produtiva do município. Todos os anos a tradicional Festa do Bode Rei atrai milhares de pessoas ao município durante três dias de realização no mês de junho. Nacionalmente conhecida, ela evidencia a produção caprina pela gastronomia e cultura, realizando exposições e feiras de animais, mostras de artesanato, apresentação de danças folclóricas, competições, palestras e cursos, além de shows.

 No último sábado (03), o Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur, realizou um Fampress com um grupo de jornalistas e digital influencers para vivenciar a 24ª Edição da Festa do Bode Rei, com objetivo de divulgar o destino Cabaceiras e sua famosa festa, que une muita cultura, forró e alegria. Os visitantes conheceram o município, seus aspectos socioculturais e principais pontos de visitação turística, e também um pouco da tradicional festa, a exemplo da feirinha com artesanatos feito com couro de bode, a degustação da cachaça Xixi de Cabrita, e a visitação aos principais lugares que foram gravadas cenas do filme “O Auto da Compadecida”.

Foto: Evandro Pereira

O criador da Roliúde Nordestina também criou, em parceria com a Prefeitura de Cabaceiras, um pequeno museu na cidade (com imagens de duas dezenas de filmes lá realizados). Agregado à iniciativa, está o turismo rural, cultural e ecológico, com foco no Lajedo de Pai Matheus, formação rochosa de 1,5 quilômetro quadrado, que se assemelha a um prato fundo virado para baixo, há mais de 100 pedras. Cada uma chega a pesar 45 toneladas. Esses blocos arredondados de granito são marcas do clima e guardam rastros do homem no Sertão do Cariri, na Paraíba.

De acordo com o vice-prefeito Ricardo Aires, cerca de 150 mil pessoas passaram pela festa que gerou 950 empregos diretos e indiretos nos dias de realização da festa. Cabaceiras conta atualmente com mais de 500 leitos e, no período da festa eles se esgotam. Os cuidados e o carinho com os animais também fazem um diferencial na festa, “existe uma liminar sobre as competições com os animais e nós acatamos, então, nós sempre tivemos esse cuidado é tanto que dentro do nosso regulamento existe uma determinação para que os competidores não toquem nos animais; por exemplo a competição Pega o Bode, que é a mais divertida e tradicional, nós escondemos um bode de plástico ou madeira para o competidor achar”, informou Ricardo Aires.

No ano de 2019 Cabaceiras foi premiada pelo Ministério do Turismo, ficando com o terceiro lugar pela realização da Festa do Bode Rei. A cadeia produtiva do Bode Rei também está presente na Artesa – Curtume Coletivo Miguel de Souza Meira, no Distrito da Ribeira, que é referência na qualidade no processo de curtimento do semiacabado de couro do bode e do boi. Foi com a formação da Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro Ribeira Cabaceiras, através de um trabalho de pesquisa e estudo para eliminar o mau cheiro das peles dos animais tratadas e transformadas em peças de artesanato, que os levou a ser reconhecido nacionalmente pela qualidade do produto.

Saiba Mais:

Onde fica: Cabaceiras fica a 180 km da capital João Pessoa e 70 km de Campina Grande.

Teresa Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial