Assinada ordem de serviço para reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Patos PB

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Divulgação

O governador da Paraíba João Azevêdo e o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, assinaram, na última sexta-feira (6), em Patos, no Sertão paraibano, a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres. Há anos, o equipamento não tem condições de atender a demanda, criando uma série de dificuldades para o desenvolvimento econômico e turístico da região. Os investimentos serão superiores a R$ 35 milhões, sendo R$ 13 milhões do Governo da Paraíba e R$ 22 milhões do Governo Federal.

Atualmente, o equipamento possui um terminal de passageiros para atender a demanda na região do Vale do Rio Espinharas — além de ter uma área de apenas 175 m², o terminal de passageiros não está devidamente equipado. O projeto prevê que o terminal de passageiros aumente sua área para 715 m² — com sistema de pista e pátio para atender a demanda da Região Metropolitana de Patos, composta por 24 municípios.

GovPB

1 Reply to “Assinada ordem de serviço para reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Patos PB”

  1. Claudio Lemes Louzada disse:

    Parabéns! Espero que o governo do estado adote o conceito de aeroporto REGIONAL no projeto e reformas de Patos. Regional é a infraestrutura construída e direcionada para receber passageiros e carga, sem restrições operacionais, com o atual turboélice de 70 lugares, 57 aeronaves no Brasil e outras 03 encomendadas, e a nova geração de turboélices de alto desempenho de 80, 90 e 100 passageiros em desenvolvimento pela Airbus, ATR, De Havilland Canada e Embraer, e também para os jatos regionais de 136 (Azul), 138 (Gol) e 144 (Latam) passageiros que hoje são 103 unidades nas três congêneres nacionais.
    O conceito brasileiro de PISTA MÍNIMA REGIONAL prevê 1.600 x 30m + resistência do piso PCN31 em qualquer novo projeto ou adequação. Mas, a pista de pouso ideal para atender tanto os turboélices e os jatos regionais é de 1.800 x 30m com resistência do piso PCN38 ou superior.

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