Uma sinfonia de cores e formas ganha vida na nova exposição do Espaço Arte Brasil. Pedro Callado, o pintor apaixonado pelas aves, apresenta “Asas da Liberdade”, uma viagem visual pelas nuances e mistérios das aves nordestinas. A exposição, primeira de sua carreira, estreia dia 4 de dezembro com um coquetel, às 18h30, na loja, que fica no térreo do Liv Mall.
Pedro Callado é um entusiasta da natureza e encontrou nas penas e traços das aves nordestinas a musa de sua inspiração artística. Radicado em João Pessoa, esse carioca de alma nordestina transforma a observação de aves em verdadeiras obras de arte. “Estou imensamente honrado só de estar na loja. Entendo que o Espaço Arte Brasil reúne grandes artistas, não só da Paraíba, e fico muito feliz de ter um local para mim ali. Com a exposição, isso se multiplica”, destaca.
Jornada artística — Durante a pandemia de 2020, Pedro decidiu resgatar paixões da infância e assumir a pintura como profissão. Como ele mesmo descreve, o jornalismo e o marketing digital, embora tenham sido fundamentais, não preenchiam mais sua sede de expressão. Assim, mergulhou na observação de aves, uma paixão de criança reavivada, e nasceu o pintor Pedro Callado. Mais de 100 aves em aquarela depois, a história continua.
Exposição inédita — Presente no Espaço Arte Brasil desde a inauguração da loja, esta é a primeira mostra exclusiva do artista. Ele escolheu contar a história da Mata Atlântica nordestina por meio de 17 espécies de aves endêmicas. “Faço espécies de aves em aquarela e procuro focar na fauna nordestina, especificamente da Paraíba. Meu trabalho está sempre “voando”, vou pintando e vai sendo vendido. Quando recebi o convite para a exposição não tinha nada pronto e comecei a idealizar como seria do zero”, explica.
Dessa forma, Pedro montou um novo acervo e buscou especificamente retratar as espécies de aves que estão apenas nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e um pouco do Rio Grande do Norte. “Essas espécies só são encontradas nessa porção de Mata Atlântica, não tem em nenhum outro lugar do Brasil, nem do mundo. São muito específicas, como também todas estão ameaçadas de extinção. Isso porque a mata é extremamente fragmentada e degradada e queria, com a minha arte, trazer essa informação para as pessoas, mostrar a beleza das aves”, conta. Além de ameaçadas, três espécies retratadas por Pedro já foram extintas, recentemente, e uma está extinta na natureza, apesar da reprodução em cativeiro e tentativa de reintrodução na mata. As aves são os personagens principais da mostra, porém, Pedro destaca que serão mais de 20 quadros que exploram a temática da Mata Atlântica.
“Asas da Liberdade” é uma oportunidade única para apreciar a arte de Pedro Callado, mergulhar na beleza das aves nordestinas e refletir sobre a importância da conservação ambiental. A mostra ficará em cartaz no Espaço Arte Brasil até 4 de janeiro (confirmar essa data). A entrada é gratuita e aberta ao público.
O Espaço Arte Brasil fica no térreo do Liv Mall — Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 — Jardim Oceania, João Pessoa — PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.
Serviço:
Abertura da exposição “Asas da Liberdade”
Data: 4 de dezembro(segunda-feira)
Hora: 18h30
Local: Espaço Arte Brasil — Liv Mall
Assessoria