Festival e iniciativa de revitalização impulsionam turismo sustentável em Barra de Gramame no Litoral Sul da Paraíba

WhatsApp-Image-2023-12-15-at-09.00.54.jpeg

O Primeiro Festival de Barra de Gramame teve início nesta quinta-feira (14). Por iniciativa dos empreendedores locais, o evento visa atrair turistas por um período mais prolongado para o município de Conde, onde existe uma significativa oferta de hospedagem. O Festival seguirá até o sábado (16), com uma extensa programação e conta com o apoio do Sebrae e da prefeitura de Conde.

O primeiro dia da programação incluiu experiências culturais e sensoriais, como beber água na cacimba do coco, ouvir a água corrente de uma fonte natural na trilha de contemplação do dendê, assistir a um ritual indígena Tabajara, degustação da gastronomia local e um concurso de grafiteiros. Um grupo de jornalistas, formadores de opinião, foi convidado para participar da programação.

Além da beleza natural e do encontro do rio com o mar, Barra de Gramame conta com restaurantes que servem a deliciosa gastronomia litorânea e com quiosques de comerciantes autônomos que vendem artesanato local e oferecem passeios aquáticos. O local também abriga a comunidade indígena Tabajara.

Sobre a iniciativa, a secretária de Turismo do Conde, Marília Melo destacou as potencialidades da Barra de Gramame como um reforço para contribuir com a economia do município, gerando emprego e renda para a população. “É uma ação conjunta para fortalecer a região e toda essa rede que envolve os empresários locais e quem mais vive e trabalha com o turismo”, disse.

Para o gerente da agência sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, a conexão entre a sociedade e a cultura indígena dos Tabajaras pode construir um espaço melhor para todos. “Com respeito, é possível estabelecer essa relação, mas a jornada é longa. Eu acredito que esse é o primeiro passo e sempre com o cuidado de preservar o meio ambiente e a história”, pontuou.

A analista técnica do Sebrae, Éricka Albuquerque, explicou que o projeto de revitalização está na primeira etapa, contemplando a reorganização dos quiosques e restaurantes, a implantação de banheiros, sinalização de estacionamento e das trilhas, e ainda a limpeza do local. Para 2024, a ideia é levar mais capacitação aos empreendedores voltados ao atendimento ao cliente, vendas e divulgação do destino turístico.

Segundo a consultora do Sebrae Fernanda Melo, esta iniciativa fomenta não apenas o turismo, mas toda a cadeia produtiva. “A expectativa é que o turista venha, se hospede, consuma os produtos locais, tenha experiência, volte e indique Barra de Gramame”, declarou.

A empresária de moda praia em Conde, Heloísa Teles, ressaltou que a indicação dos colegas empreendedores é importante para o desenvolvimento de todos. “Sempre trabalhamos em parceria e isso é muito bom. Quem ganha são os nossos clientes e a nossa região”, concluiu.

Os empreendedores envolvidos no projeto de revitalização da Barra de Gramame fazem parte da Associação de Empresários Associados de Conde, incluindo os estabelecimentos: Pousada Passarela do Caranguejo, A Bodega Moda Praia, Beach Hotel Jacumã, Pousada Anauê, Pizzaria Safari Jacumã, Território Macuxi, Pousada Aruanã, Pousada Filhos do Sol. O trabalho também tem o apoio do Varejão da Construção.

Ana Célia Macêdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial