Vindima RS 2024 ganha site com experiências exclusivas

4ccaed69-49cc-48ea-a715-b091b2213b4f-scaled.jpg

A colheita da uva direto dos parreirais é uma das atividades mais procuradas pelos turistas. Fotos Wine Locals, divulgação

Conheça as principais festas e eventos que acontecem no verão e são uma das atrações mais divertidas para os turistas no RS

A vindima é um dos momentos mais celebrados para os produtores de vinho do Rio Grande do Sul, e as experiências e eventos realizados somente na época da colheita da uva são imperdíveis para turistas e moradores locais que buscam uma programação diferente e divertida. Pensando nisso, o Vinho Brasileiro, marca do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) para promoção dos rótulos nacionais, e a Wine Locals, plataforma especializada em experiências com vinho, desenvolveram uma página especial que reúne as principais vindimas e eventos que ocorrem somente nesse período no Rio Grande do Sul.

Na página www.vindimars.com.br é possível encontrar mais de 20 vinícolas que oferecem a experiência de colheita das uvas nos parreirais durante o dia e à noite, além da tradicional pisa das uvas, eventos em meio aos vinhedos, jantares especiais e muita gastronomia típica e vinho. No site também é possível encontrar informações sobre o que é vindima, dicas para aproveitar as experiências da melhor maneira, opções de hospedagem e muito mais.

A Serra Gaúcha é reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus rótulos e pela tradição na produção de vinhos. Além da região, outras partes do Rio Grande do Sul, como a Campanha Gaúcha, têm se destacado na elaboração de vinhos e também concentra experiências em vindimas. O período das festas da colheita ocorre nos meses de janeiro, fevereiro e março.

“Fomentar o mundo do vinho e proporcionar vivências para cada vez mais pessoas é o nosso propósito desde a fundação da Wine Locals. Essa é sem dúvidas a época mais esperada do ano e por estarmos tão próximos dos produtores e das vinícolas, sabemos de todo o trabalho e empenho colocado em cada rótulo. Por isso, através dessa parceria, queremos alcançar ainda mais pessoas para prestigiar essa festa,” afirma o empresário Diego Fabris.

Entre as experiências disponíveis estão desde as mais tradicionais, passando pela colheita das uvas nos parreirais e a pisa das uvas como era feito antigamente, até opções como jantares sob as estrelas em meio aos vinhedos, cursos e atrações específicas que remetem ao período da colheita e até uma vindima com samba.

“Cada estação revela um charme, mas a época da vindima transforma a paisagem com cores e aromas. É um momento especial para vitivinicultores e apreciadores do mundo do vinho, é um período de valorização e celebração da cultura e da tradição”, afirma a gerente de Promoção para o Mercado Interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel.

Parceria estratégica na promoção do enoturismo gaúcho

Cristina salienta a parceria entre o Consevitis-RS e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), ressaltando o comprometimento conjunto na promoção do setor vitivinícola gaúcho. Essa colaboração tem como objetivo fortalecer as tradições culturais e econômicas associadas à colheita da uva em diversas regiões do Estado, enfatizando o enoturismo, celebrando os vinhos e espumantes, bem como a rica herança cultural associada ao processo de colher a fruta.

As vinícolas participantes, não apenas na Serra Gaúcha, mas também na Campanha e em outras regiões produtoras, oferecem experiências únicas que refletem a diversidade e a riqueza enológica do Rio Grande do Sul. Durante essa época especial, muitas cidades programam festas gratuitas, com entrada franca para uma variedade de atividades, proporcionando aos visitantes uma imersão completa na atmosfera festiva da vindima.

A Wine Locals

Referência no segmento enoturístico no Rio Grande do Sul, a Wine Locals é uma plataforma de experiências com vinho feita por apaixonados por novos lugares e novos rótulos. O objetivo do negócio é conectar as pessoas ao mundo do enoturismo com criatividade, inovação e tecnologia. Através de uma curadoria especializada, ajudamos as pessoas a viverem esse universo com experiências disponíveis no Brasil, na Argentina, no Chile e no Uruguai.

O Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial