Atividades acontecem de 27 de fevereiro a 1º de março, em Itabaiana e Juripiranga
A Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira, que acontece de 11 a 16 de março em Itabaiana e Juripiranga, não apenas celebra o cinema, mas também compartilham conhecimento com a realização de oficinas. Dois talentos da área do audiovisual, Marlon Meireles e Daniel Rosas Dias, serão os facilitadores das atividades, que incluem técnicas, expressão criativa e a bastidores da produção audiovisual. As ações são promovidas por recurso da Lei Paulo Gustavo na Paraíba, com a realização Secretaria de Cultura do Estado.
Explorando o universo documental — Marlon Meireles, cineasta e diretor da Eixo Audiovisual, trará sua experiência no campo do documentário para a oficina “Documentando”. Realizada de 27 de fevereiro a 1 de março, a oficina acontece nas manhãsme em Juripiranga, no Salão Paroquial, enquanto as tardes serão em Itabaiana, no IEF.
“Documentando” é um projeto de formação audiovisual com teoria e prática cinematográfica em atividade há mais de dez anos. A oficina abordará questões técnicas e estruturais fundamentais na construção de uma narrativa documental em vídeo. Os participantes terão a oportunidade de mergulhar no processo criativo e adquirir um repertório teórico/prático sob a orientação de um experiente profissional de cinema. Marlon, que também é idealizador de festivais como o Curta na Serra e NUVEM, destaca-se por suas premiações internacionais e participação em festivais renomados.
Desmistificando a produção audiovisual — Daniel Rosas Dias vai ministrar a oficina “Básico para Saber e Fazer Filme Documentário e Vídeo Clipe”. Realizada nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, as manhãs em Juripiranga, no Salão Paroquial, e as tardes em Itabaiana, no Colégio Mater.
Nesta oficina, Daniel visa ensinar jovens e adultos a produzir seus próprios filmes, videoclipes e documentários com equipamentos de audiovisual acessíveis, como câmeras de celular e microfones simples. “O foco é mostrar que é possível realizar produções audiovisuais com imaginação e iniciativa, sem a necessidade de investimentos altos”, destaca. Daniel Rosas possui experiência como professor de Mídia no Programa Mais Educação do Colégio Dom Helder Câmara. Sua carreira abrange desde a fotografia até a produção, edição e direção de diversos projetos audiovisuais, em que se destaca pela abordagem acessível e criativa.
Convite — As oficinas são uma introdução à Semana do Audiovisual que nasceu da união do Cine das Almas e o Cine Paraíso, nas cidades de Itabaiana e Juripiranga, respectivamente, e proporcionam aos participantes aprofundarem sua compreensão do processo cinematográfico. Nos preparativos para o evento, que se inicia em 11 de março, as oficinas capacitam os participantes a explorarem plenamente o universo audiovisual.
Serviço:
Semana do Audiovisual do Vale do Paraíba Fernando Teixeira
Cine das Almas/ Itabaiana: de 11 a 13 de março @cine.dasalmas
Cine Paraíba/ Juripiranga: de 14 a 16 de março @cineparaisofestival