Associação de Areia lança ‘Rota do Mel’ para impulsionar turismo e educação ambiental

WhatsApp-Image-2023-12-08-at-07.43.32-3-scaled-1.jpeg

Imagem divulgação

A Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura-PB), reconhecida por sua tradição em inovar, acaba de lançar um projeto turístico e educacional importante: a ‘Rota do Mel’. A iniciativa destaca a criação e a produção do mel pelas abelhas nativas sem ferrão, também conhecidas como melíponas.

A criação de meliponários urbanos e rurais é uma ideia impulsionada pela ATURA-PB, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atraindo entusiastas e novos produtores em busca de uma abordagem mais consciente da Meliponicultura. Essa prática está crescendo em popularidade no mundo, devido ao seu potencial sustentável e econômico.

O presidente da ATURA-PB, Leonaldo Andrade, destaca a Rota do Mel como um atrativo turístico e um veículo de educação ambiental que sensibiliza os visitantes sobre a função crucial das abelhas na biodiversidade e na agricultura.

A “Rota do Mel” coloca em evidência o mel das melíponas, que além de sua importância ecológica, está ganhando destaque na gastronomia local, inspirando pratos, geleias e bebidas. A atividade, que é parte integrante da agricultura familiar e sustentável, também é vista como uma forma de promover a conservação ambiental e a segurança alimentar.

A meliponicultura no Brasil é reconhecida por seus produtos derivados, como o mel, que possuem características únicas e são valorizados em mercados nichados, especialmente por suas qualidades gourmet e medicinais. A Rota do Mel em Areia reflete uma realidade mais ampla da meliponicultura brasileira, que começa a ganhar destaque global e tem potencial de se tornar líder em um mercado especializado e em expansão.

Para participar dessa experiência única, a Atura-PB oferece atendimento e esclarecimentos por meio da Guia de Turismo e membro da ATURA-PB, Gabi Neta, no telefone (83) 9.9922-1169.

Alessandra Lontra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial