Uma previsão de terremoto e tsunami de grandes proporções no sul do Japão, divulgada em um mangá de 1999 que voltou a viralizar, tem causado impacto negativo no setor turístico da região. A obra, criada pela artista Ryo Tatsuki, ganhou atenção por supostamente prever o terremoto de 2011, e agora gera receios para o mês de julho de 2025.
Apesar dos alertas da Agência Meteorológica do Japão e das autoridades locais sobre a impossibilidade de prever com precisão data, magnitude ou local exato de terremotos, turistas, principalmente asiáticos, cancelaram ou adiaram viagens. Dados oficiais mostram queda de 11% nas chegadas de visitantes de Hong Kong em maio, com expectativas de quedas ainda maiores nos meses seguintes.
Empresas aéreas ajustam operações devido à demanda enfraquecida. A Greater Bay Airlines reduziu voos entre Hong Kong e Tokushima, e suspendeu serviços para Yonago. A Hong Kong Airlines cancelou voos para destinos no sul da ilha de Kyushu durante julho e agosto. O impacto econômico estimado pode alcançar 560 bilhões de ienes (US$ 3,9 bilhões).
Redação