Iniciativa da agência, que contou com inserções em vários veículos de mídia e na internet, buscou incentivar a retomada do setor no pós-pandemia
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta terça-feira (20.04), em Brasília (DF), da apresentação dos resultados da campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível”, promovida pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). A iniciativa, que envolveu inserções em televisão, rádio, internet e mídia exterior, e gerou milhões de visualizações teve como objetivo incentivar a retomada do setor no período pós-pandemia.
Gilson Machado Neto elogiou o trabalho da Embratur e enfatizou o empenho para estimular a realização de viagens de brasileiros no próprio país. “O Ministério do Turismo e a Embratur trabalham para que cada vez mais tenhamos uma percepção melhor do nosso país pelo próprio brasileiro. Temos que fidelizar os brasileiros que viajam pelo Brasil. Que eles voltem aos nossos destinos e não queiram mais sair do nosso país”, comentou o ministro.
Machado Neto também reforçou o potencial do Brasil, especialmente em ecoturismo, e agradeceu o apoio do presidente Jair Bolsonaro. “Todos sabem que o Brasil tem o maior potencial no mundo no turismo de natureza. Mas somos mais que isso. Temos os nossos eventos, nossa cultura, nossa gastronomia. Trabalhamos junto com o presidente Bolsonaro, que acredita no nosso trabalho”, disse, destacando esforços federais pelo avanço da vacinação contra a Covid.
Já o presidente da Embratur enalteceu o alinhamento entre a agência e o MTur. Carlos Brito ressaltou a importância da campanha e defendeu o trabalho voltado à promoção dos destinos nacionais. “Conseguimos dar oportunidade que os brasileiros pudessem conhecer realmente o nosso país. Se a gente valorizar cada vez mais os nossos destinos, tenho certeza que, no pós-pandemia, não teremos uma retomada, mas a retomada, como diz o ministro Gilson”, declarou.
O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, por sua vez, observou que, além de incentivar o turismo interno, a campanha buscou ajudar o setor a manter empregos. “É óbvio que a gente tem uma preocupação gigantesca com vidas, tanto que toda a campanha é baseada nos protocolos de segurança. Mas a gente pensa também muito em empregos, na dignidade de cada uma das famílias do trade turístico”, enfatizou.
RESULTADOS – Primeira campanha promovida pela Embratur desde que foi transformada em agência, a ação, desenvolvida entre novembro de 2020 e março de 2021, rendeu 31 milhões de impactos na televisão, 4 mil inserções em rádios e 136 milhões de exposições do banner oficial na internet. Também houve 817 mil cliques nos links relativos ao material de divulgação e 23 milhões de visualizações do vídeo institucional, entre outros resultados.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo